segunda-feira, 2 de junho de 2008

Estímulo:Protagonismo dos Jovens e Engajamento Voluntário


As estratégias de estímulo ao engajamento voluntário da sociedade não necessariamente devem ser orientadas apenas por faixa etária, mas ligadas às habilidades, talentos e interesses das pessoas, porque muitas ações podem ser igualmente desempenhadas por jovens, adultos e idosos. Podem ser considerados também outros grupos segundo diferentes critérios: profissionais liberais ativos, que podem doar horas de trabalho; profissionais aposentados, que podem ensinar seu ofício; funcionários de empresas, e outros. Também é muito importante que as instituições informem claramente ao voluntário em potencial quais os objetivos do trabalho, a curto, médio e longo prazo.Os objetivos quantitativos, as metas a atingir, devem ser bem explícitos, e a gerência orientada para os resultados; os objetivos qualitativos devem contar com um minucioso plano de avaliação do impacto, sem descuidar dos objetivos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos próprios voluntários. Desta maneira, os candidatos sentem-se participantes de um processo bem planejado, bem controlado e que lhe fornece medidas concretas do alcance de sua ação, e do seu próprio crescimento. Ao implantar estratégias específicas, deve existir previamente uma demanda clara e definida e, sempre que possível, devem se basear em pesquisas prévias.




Diversos grupos de público de voluntários:
· crianças (escoteiros, bandeirantes, alunos, etc.). jovens (estudantes de escolas, colégios, universidades; jovens da comunidade, membros de clubes e associações religiosas, culturais, de serviçações religiosas, culturais, de serviço)
· idosos, terceira idade em geral
· adultos, sociedade em geral (indivíduos, sindicatos, clubes, associações)
· profissionais aposentados
· profissionais liberais elou autônomos
· profissionais ativos, funcionários de empresas e suas famílias - pessoas que estiveram doentes, ou sofreram emocionalmente por diversos motivos, ou que foram dependentes de tóxicos, etc.(para grupos de auto-ajuda).


Diversos tipos de ação:
· ajuda emergencial ou em situações extraordinárias (desastres: primeiros socorros, abrigos, alimentos, roupas, mutirão para reconstrução de casas danificadas; preparação para grandes eventos nacionais, como Olimpíadas, etc.)
· ajuda assistêncial, (arrecadação e distribuição de alimentos, agasalhos, captação de recursos materiais e financeiros, serviços de atendimento em saúde e educação, etc.)
· campanhas pontuais de doações diversas: remédios, equipamentos, dinheiro
· companhia, lazer, recreação: visitas e passeios com crianças, idosos ou doentes
· aconselhamento de jovens: estudo, profissões
· saúde: serviços médicos, psicológicos, de enfermagem, nutrição, medicina preventiva, vacinação; pacientes e familiares em hospitais, conforto emocional; grupos de auto-ajuda;
· educação: de adultos -alfabetização, ofícios-; ajuda a crianças/jovens com problemas de aprendizagem, orientação vocacional e profissional.
· defesa dos direitos (advocacy), diversas causas
· capacitação em geral, profissionalização, a jovens e adultos.
· meio ambiente: reflorestamento, prevenção de desastres ecológicos, denúncias, proteção de animais.



PROTAGONISMO SOCIAL DOS JOVENS...

Acreditamos que um programa de voluntariado deve propiciar aos adolescentes e jovens o acesso a práticas em causas ligadas ao bem comum, ao meio ambiente, à preservação de bens culturais, ao resgate de memória histórica, assim como a proporcionar companhia e lazer a outros indivíduos. Pode se estimular a participação promovendo debates e encontros em escolas e universidades, distribuindo material informativo (folhetos, brochuras, cartazes, fichas para cadastro), e estimular a reflexão sobre o tema através de concursos de textos, artigos e teses sobre voluntariado. Seguem, apenas a modo de exemplo, alguns tipos de trabalho voluntário que os jovens podem realizar.Trabalhos de tipo individual, estabelecendo relações pessoais sólidas com o beneficiário:
· jovens estudantes ajudando crianças com problemas de aprendizagem nas escolas da comunidade, como "tutores... . jovens "adotando" uma criança sem pailou mãe na comunidade, acompanhando seu desenvolvimento e desempenho escolar. -
· jovens que superaram problemas de dependência, como drogas, álcool e outros comportamentos auto-destrutívos, auxiliando jovens que estejam enfrentando a mesma situação.
· jovens que superaram doenças graves, fazendo companhia e aconselhamento a crianças ou jovens na mesma situação.
· jovens que "adotam um avó"; fazem companhia, oferecem distração e entretenimento, aulas de informática ou leituras para um idoso solitário, na comunidade ou em instituições.
Trabalhos em grupos:
· Programas de manejo e conservação da natureza em reservas ambientais, programas de limpeza e conservação de parques, praças, jardins e pátios de escolas ou entidades.
· Diversos tipos de atividades culturais para a comunidade: shows, mostras, exposições, feiras.
· Acampamentos de trabalho de fins de semana: estudantes universitários selecionando uma comunidade e ajudando na reparação (pintura, telhado, parte elétrica e hidráulica) das casas de habitantes de baixa renda.

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Postado Por :Gabriela Alves Pedroso


Referencia:http://www.santafedosul.sp.gov.br/sfsspgovbr/voluntario/pg815.htm

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